Observatório do Coronavírus

O Grupo Observatório dos Impactos do Coronavírus nas Comunidades Pesqueiras é formado por pescadores e pescadoras de todo o país, junto com cientistas e apoiadores da pesca artesanal, para  monitorar os impactos e discutir o enfrentamento ao covid19 nas comunidades pesqueiras.

Criado em março de 2020, o Observatório tenta preencher a lacuna da incipiência de coletas de dados relacionados  aos grupos de pesca artesanal, que desde os últimos crimes ambientais, como os de Mariana, Brumadinho e mais recentemente, com o óleo nas praias do nordeste e de parte do sudeste do Brasil, têm sido profundamente impactados na saúde e na parte econômica, com graves consequências sociais, cujos impactos ainda não estão devidamente dimensionados.

As informações que subsidiam a sistematização elaborada pelo Observatório, são colhidas através da colaboração dos próprios pescadores artesanais, que enviam os dados através das redes sociais e de  um formulário na Internet, que pode ser acessado aqui.

Depois de coletadas, as informações são organizadas pelos nossos pesquisadores nos boletins diários.  O grupo de sistematização é formado por participantes indicados pelo coletivo do Observatório, estando organizado em 4 subgrupos: I- de dados quali/quantitativos; II- de educação em saúde; III- de sócio política e; IV- de comunicação. Os três primeiros sistematizam, elaboram análises e propõem caminhos. O quarto grupo trabalha junto com os demais para veicular os conteúdos em diferentes formatos. A ideia é que os dados demonstrem o cenário de contaminação e enfrentamento à pandemia, mas que também possam subsidiar na formulação de políticas públicas posteriormente.

Fazem parte do Grupo Observatório dos Impactos do Coronavírus nas Comunidades Pesqueiras:

Organizações Proponentes
-Movimento dos Pescadores e Pescadoras artesanais (MPP)
-Articulação Nacional das Pescadoras (ANP)
-Comissão Nacional pelo Fortalecimento da Resex Costeiras-Marinhas (CONFREM)
-Coordenação Nacional de Comunidades Tradicionais Caiçaras ( RJ-SP-PR)
-Conselho Pastoral dos Pescadores
-Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho/ Departamento de Medicina Preventiva e Social/ UFBA
-Laboratório de Gestão Territorial e Educação Popular- MARSOL/UFBA
-Laboratório Socioambiental do Centro de Estudos do Mar, LabSoc/CEM/UFPR
-Linha de Pesquisa Usos e Conflitos dos Ambientes Costeiros da Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento-PPGMADE/UFPR
-Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios-NUHUMAR/UFPE
-Laboratório de Estudos em Ecossistemas Oceânicos e Recifais (LECOR)
-Lima-Green, analista estatístico do IBGE, aposentado