O AUTOMONITORAMENTO (AUTOREGISTRO)

A coleta e sistematização de informações científicas pesqueiras tem sido tradicionalmente feitas por meio de métodos quantitativos, que apresentam vantagens como confiabilidade, precisão e acurácia, mas também muitas limitações, principalmente relacionadas com a sua aplicabilidade,  a rapidez de resposta que podem proporcionar, o custo elevado para a sua obtenção, que geralmente demanda equipe e equipamentos de alto valor econômico, e as  baixas perspectivas de adesão dos pescadores.

De acordo com o Movimento dos Pescadores e Pescadoras, no Seminário de Metodologia para o Levantamento da Produção Pesqueira Artesanal, ocorrido em Salvador, no período de 23 a 26 de abril de 2013, os pescadores artesanais apontaram que as metodologias de coleta de dados pesqueiros utilizadas atualmente tem base nos interesses de grandes empresas, o que dá um caráter superficial e pouco confiável às informações, sendo que não incluem a participação dos pescadores. Indicam que a estatística pesqueira justa deve considerar toda a diversidade do mundo pesqueiro. E encontra-se aí também a pesca de subsistência, as espécies de pescado, assim como tipos e tamanhos de embarcações e pesca, apetrechos utilizados por pescadores e pescadoras e outras especificidades que fazem parte do dia a dia do trabalho pesqueiro.

Para atender as necessidades tanto do entendimento da atividade pesqueira, quanto as demandas dos próprios pescadores, algumas estratégias são utilizadas, como entrevistas diretas e diárias, registros da pesca em comunidades, dados obtidos através de pontos de escoamento e automonitoramento.

Destas várias estratégias, o automonitoramento é a mais adequada pelo registro de dados precisos sobre a pescaria, bem como viabiliza melhores condições para o recolhimento da informação, não necessitando visitas diárias ao pescador, assim diminuindo o custo do monitoramento. Esta estratégia, também possibilita uma maior interação com o pescador e uma relação mais harmônica com a atividade. Mas esta estratégia necessita envolvimento e comprometimento do setor pesqueiro para haver adesão ao sistema, bem como uma grande transparência da instituição que será depositária das informações, necessitando atender toda a legislação vigente de segurança da informação e um alto grau de confiança dos pescadores.

Para ter uma confiabilidade nas informações depositadas, o sistema de automonitoramento precisa ser contruído de forma que haja uma parceria entre a instituição depositária e o pescador informante da pescaria, garantindo que o dado inserido seja fidedígno da realidade, podendo ser auditado, conferido e confirmado.

No Brasil, infelizmente ainda estamos distantes tanto de implementação do automonitoramento, quanto outras estratégias de registro da pesca. Salvo exemplos pontuais ao longo da costa e no interior, vemos que o registro da pesca ainda está engatinhando no país, embora seja entendido por todos como um trabalho essencial para o desenvolvimento social, ambiental e econômico da atividade.

 

Aplicação para o automonitoramento da produção pesqueira

O Observatório da Pesca Artesanal por reconhecer a importância desse método (automonitoramento) como forma de empoderar as comunidades pesqueiras e para ajudar, mesmo que de forma inicial, no processo de levantamento de dados sobre a produção da pesca artesanal, apresenta uma alternativa digital para colaborar no processo de automonitoramento e de levantamento de estatísticas pesqueiras. Trata-se de um PWA, que pode ser acessado pelos navegadores dos celulares e que foi construído em conjunto com os pescadores e pescadoras artesanais para ser essa ferramenta de monitoramento individual da produção de cada pescador. O sistema permitirá que os pescadores tenham um fácil acesso às informações acumuladas de produção individual registrada. Além disso, a ferramenta também tem a intenção de ser um grande aglutinador dos dados gerais produzidos sobre a produção da pesca artesanal nas regiões que estiverem adotando o sistema. Esses dados gerais podem ser usados posteriormente para análise e produção de pesquisas sobre a situação da pesca artesanal, tanto regionalmente quanto nacionalmente.

 

Acesso ao Aplicativo de Automonitoramento

Observatório da Pesca – App (observatoriopescaartesanal.org.br)