Estatísticas Pesqueiras

 

A estatística pesqueira tem como objetivo gerar informações da atividade com vistas a subsidiar estudos do desempenho da pesca, avaliar os estoques em explotação, identificar os potenciais pesqueiros alternativos e realizar análises setoriais diversas, voltadas a gestão sustentável dos recursos. Também podem orientar as tomadas de decisões e auxiliam na implementação de regras que visam manter o recurso a níveis mínimos para a sobrevivência da atividade pesqueira.

São a base de um bom manejo, estando por trás de todos os estágios da administração da pesca, englobando a política de formulação, os planos de manejo, a avaliação do processo, a política de atualização e a continuidade do processo, sendo uma das principais ferramentas para a gestão pesqueira.

Mas a estatística pesqueira, dependendo como é desenvolvida também pode trazer informações mais imediatas e que auxiliam os pescadores, tais como comprovante de produção, estimativas renda vindos da pesca, comprovação dos produtos pescados etc. Tais informações, muitas vezes atendem as necessidades do dia a dia dos pescadores quanto tange em comprovação de sua atividade.

Para monitorar a atividade pesqueira, as instituições responsáveis devem ajustar suas coletas e metodologias de monitoramento buscando abranger o maior número de informações que auxiliem no ordenamento e na sustentabilidade dos recursos. Em geral, o monitoramento apresenta custos altos, dependendo da estratégia que for utilizada, o que faz com que as instituições administrativas (governos federais, estaduais ou municipais) não tem como prioridade esta atividade em seus planejamentos orçamentários anuais. Este fator, possivelmente seja o principal componente da falta de estatística pesqueira no Brasil e em grande parte do planeta.

Os custos relativos ao monitoramento podem ser menores desde que tenha uma adequada qualificação da equipe executora e estratégias de coleta ajustadas. Quando se avalia os custos relativos e a importância das informações, os valores podem ser compatíveis com a realidade das instituições, sendo muito viável e necessária a implementação dos monitoramentos pesqueiros.

Embora possa ser financeiramente custosa a estatística pesqueira, é de reconhecimento por todos que é uma necessidade significativa e essencial para o desenvolvimento da atividade pesqueira nacional, trazendo benefícios sociais, econômicos e ambientais muito superiores que seu custo. Nenhuma pesca no mundo se desenvolveu sem ter um bom monitoramento da atividade.

No Brasil

O último levantamento da produção da Pesca Artesanal foi realizado pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura, no ano de 2011. Atualmente apenas os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Santa Catarina realizam coleta de informações sobre a produção da pesca artesanal no litoral, sem informações sobre a produção em rios ou lagoas. Os dados são coletados apenas em resposta às condicionantes para a instalação de empreendimentos da Petrobras e no caso do Espírito Santo, após a contaminação do rio Doce causada pelo rompimento da barragem da Vale, em Mariana (MG).

Ver última Estatística Pesqueira de 2011 logo abaixo:

Estatistica Brasil 2009-2011